sábado, 27 de junho de 2009

Gripe Suína e Atividade Física

Mais de 50 dias após o Brasil confirmar os primeiros casos de pessoas infectadas pelo vírus influenza A (H1N1), causador da gripe suína, alguns hospitais de São Paulo ainda não seguem à risca as orientações do protocolo de atendimento do Ministério da Saúde para casos suspeitos .
A imagem “http://www.bondinho24horas.com/wp-content/uploads/2009/04/0427-gripe-suina-evolucao-3-contagio-thumb.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Se esteve recentemente em outro país (principalmente Argentina, Chile, Canadá, EUA e México) ou se manteve contato com alguém que acabou de retornar do exterior.

Esse questionamento é importante, segundo o Ministério da Saúde, porque, num primeiro momento, a informação sobre a viagem internacional é um importante indício de que a doença pode não ser uma gripe comum, mas a gripe suína.A imagem “http://www.organizesuavida.com.br/Upload/Conteudo/mala.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

O ministério da Saúde confirma a cada dia mais casos de gripe suína -a chamada gripe A (H1N1)-- no Brasil, elevando o número de pessoas contaminadas pelo vírus no país.
Todos eles, segundo o governo, tiveram origem no exterior (o paciente viajou ou teve contato com alguém que viajou).
Em um mundo globalizado é praticamente impossível não ter contato com pessoas que circularam por áreas de risco, porém para quem faz atividades físicas em locais como clubes e academias é possível tomar alguns cuidados, como manter o ambiente bem ventilado e com boa circulação de ar, equipamentos limpos e higienizados.

A imagem “https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjj-G-Un9oKycoFgZfqdV0FfJbewdntck6FFnQwdxBiVtN0_uUgnNQILePUolKICVW76hlZ_VNvL8Sf4Bq1p2y_gkYyEvU-LaQhTFn_shqr7y3utvM2IV9jKKC0CoaeY9uVqR4qN0Ird1w/s320/Saiba+como+evitar+o+resfriado.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Restrições

Devido ao grande número de casos confirmados, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou que sejam adiadas as viagens para países com risco de contaminação pela gripe suína, entre eles Argentina e Chile.

O ministro ressaltou que a medida se trata de uma recomendação e não de uma determinação, pois o governo não pode proibir a circulação de pessoas, já que não há uma determinação da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre o assunto.

De acordo com o ministro, a recomendação vale para todos os brasileiros, em especial para mulheres grávidas e pessoas imunodeprimidas (pacientes com câncer e em tratamento de Aids, por exemplo), crianças menores de dois anos e idosos com 60 anos ou mais.

Para Temporão, o aumento do número de casos no país ocorreu porque muitos resultados do exame que constata a doença ficaram prontos agora.
O ministro disse que a preocupação do governo atualmente é com as férias de julho, quando a circulação de pessoas é maior.
O ministro disse que as recomendações feitas pela Vigilância Sanitária não mudam e o monitoramento terá continuidade.
Algumas competições esportivas estão sendo modificadas afim de evitar riscos, medidas como reduzir número de espectadores em provas intercionais parece estar ajudando a diminuir o contágio.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1.
Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
A imagem “http://veja.abril.com.br/imagem//blog/saude-chegada/2007/saudeda-treinar-gripe-ou-resfriado-56985.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

A imagem “https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyYdCXJSrmgXHZdvbCX3C-dv9g-BTVuKpvsmsG7u0YeVkk-sOciS38Wl1HuQrNbI_EoFMH4nfZ_4Gh0Q_Y354tDfuicn3ej1OFKhAWTcgwq-YVX6qrt65KiZsJmWL6RYv7PcccY0pWeE98/s320/exercicio-fisico.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
As medidas de prevenção à gripe A (H1N1), popularmente chamada de gripe suína, são bastante simples. "Como o contágio da gripe suína ocorre, como nas outras formas da doença, por meio de gotículas de saliva, deve-se seguir os mesmos cuidados indicados para se prevenir de qualquer gripe: evitar o contato muito próximo de pessoas doentes", afirma Celso Granato, assessor médico em Infectologia do Fleury.

Confira abaixo orientações do Ministério da Saúde para a prevenção e controle de doenças de transmissão respiratória:

  • Lavar as mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz);
  • Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
  • Usar lenço de papel descartável;
  • Proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Orientar para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas);
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados (deve-se manter os ambientes ventilados);
  • É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias;
  • Cultivar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física;
  • Não usar medicamentos sem orientação
A imagem “http://www.idmed.com.br/imagens/image/abril%20gripe%20suina.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
A Gripe suína tem um contágio e intensidade maior do que as convencionais, como toda doença se não houver cuidados adequados pode ser fatal. Porém não há motivo para pânico ou medidas radicais como auto medicação.
Evite academias abafadas com pouca circulação de ar, aglomerações, ao utilizar o equipamento higienize na medida do possível.
Em caso de mal estar com sintomas citados, suspenda atividades físicas, procure auxílio médico, retorne ao rítmo normal após sua recuperação.
Até Mais.

Fontes: Celso Granato, assessor médico em Infectologia do Fleury, e Ministério da Saúde do Brasil

Um comentário:

Araceli Bethzy disse...

Estou aqui para vos falar de um remédio natural que é
que lhe faz pensar porque é que o seu médico não lhe disse
sobre isso. Então, por outro lado, é bastante óbvio
porque é que o seu médico não o fez, porque essa não é a sua função, é
isso? Mas, a sério, promete-me que não vais ficar muito zangado
com o seu profissional de saúde, não é realmente a sua
falha. Eles só podem praticar o que lhes é dito
Quando a sua saúde está em risco, não há tempo para o Tom
tolice, tem de se chegar à causa e cortar
no início. Por isso, tem sofrido de gota dolorosa
ataques? Bem, permita-me que lhe dê um novo
perspectiva sobre a solução para as pragas que em tempos vos causei no vosso sapato até o meu amigo universitário me apresentar ao centro de ervas Dr Itua que cura o meu hiv/herpes depois de o ter bebido durante duas semanas, como instruído, o Dr Itua é um médico de ervas de África que tem o poder natural de curar as seguintes doenças: Herpes,Hiv,Hepatite B,Fibróide,Esquizofrenia,Cancro,Escoliose,Fibromialgia,Síndrome de Toxicidade Fluoroquinolona Fibrodisplasia Ossificans Progressiva. Fatal Fatal Fator de Insónia Familiar V Mutação Leiden, Doença de Epilepsia Dupuytren,Desmoplásico,Diabetes,Doença Celíaca,Doença de Creutzfeldt-Jakob,Angiopatia Amilóide Cerebral,Ataxia,Artrite,Esclerose Lateral Amiotrófica,Doença de Alzheimer,Carcinoma Adrenocortical.Asma,Alérgica
Como o Dr. Itua me garante que todas as doenças abaixo mencionadas garantem uma cura 100% permanente para todas estas doenças, acredito tanto no Dr. Itua porque ele me ajuda a curar o meu hiv/ herpes que tem sido o meu fardo na vida, por isso prometi ao Dr. Itua que testemunharei sobre o seu trabalho online depois de me curar e é isso que estou a fazer aqui, por isso, por favor, se sofre destas doenças não hesite em escrever ao Dr. Itua Herbal Center por e-mail: drituaherbalcenter@gmail.com ou fale com ele sobre o quesapp: +2348149277967.

Qual seu objetivo com a prática da musculação?