sexta-feira, 26 de junho de 2009

MUSCULAÇÃO X DIABETES



O Diabetes Mellitus, conhecido simplesmente como Diabetes é um distúrbio do metabolismo dos carboidratos.
Este distúrbio provoca um alto índice de glicose (açúcar) no sangue.
Esse excesso de glicose, também definido como hiperglicemia, pode causar danos a longo prazo como, por exemplo, a disfunção e a falha de vários órgãos, especialmente os olhos, os rins e coração, além de danos nos nervos e vasos sanguíneos.
A regulação da glicemia (quantidade plasmática de glicose) é realizada basicamente por dois hormônios, que são produzidos e liberados pelo pâncreas: a insulina e o glucagon.
Para melhor entendimento do diabetes, daremos ênfase à insulina, que possui como uma de suas funções a facilitação da penetração da glicose do plasma sanguíneo para dentro das células, reduzindo, dessa forma, os níveis sanguíneos de glicose.
O diabetes pode ser classificado em dois tipos.
Tipo I, ou insulino dependente, na qual existe uma deficiência na produção de insulina pelo pâncreas.
E o tipo II, ou não insulino dependente, na qual o problema está na secreção de insulina retardada ou prejudicada, na resistência das células à ação da insulina ou na produção excessiva de glicose pelo fígado.
Fisiologicamente, a musculação oferece uma grande contribuição para a melhoria da qualidade de vida do diabético, pois tem como principal característica as contrações musculares. Estas últimas, por sua vez, são realizadas através de exercícios localizados, contra uma resistência imposta por aparelhos ou pesos livres.
Mas, o que tem haver as contrações musculares com o diabetes?
Dentro das células musculares existe um transportador de glicose chamado GLUT4.
A ação deste transportador é acionada pela contração muscular que estimula a sua migração, da parte interna da célula para a superfície celular, onde realiza a captação e absorção da glicose plasmática para o meio intra-celular, reduzindo, assim, os níveis sanguíneos de glicose.
Um fato muito interessante relacionado à ação do GLUT4, no controle da glicemia, é que ela independe da insulina! Resumindo, a prática da musculação proporciona a facilitação da entrada de glicose nas células musculares, favorecendo o controle da glicemia, dentro de valores normais, mesmo na ausência da insulina.
Conclui-se que, além da prática da musculação auxiliar no controle do diabetes, os portadores dessa patologia beneficiam-se pela melhoria de diversos fatores, como a redução da gordura corporal e do LDL (colesterol ruim), o aumento da força, da resistência e de massa muscular. Com isso, melhoram a auto-estima e, principalmente, minimizam a probabilidade da instalação de doenças associadas ao diabetes, como a hipertensão, hipercolesterolemia e doenças coronarianas.
Os exercícios são parte integrante do seu tratamento e de grande benefício para o diabético pois:
1. facilitam a metabolização da glicose na atividade muscular
2. facilitam a diminuição de peso corporal nos obesos
3. aumentam a ação da insulina e hipoglicemiantes
4. aumetam os números de receptores e facilitam os encaixes bioquímicos para a penetração de insulina nas células
5. diminuem os riscos de doenças cardiovasculares
6. melhoram o fluxo de sangue nas extremidades, evitando necroses e amputações
7. diminuem a dose de insulina
8. diminuem gorduras no sangue
9. regulam a pressão arterial, evitando derrame e infarto
Seja do tipo l ou tipo ll, a tríade insulina- dieta- exercício físico deve ser mantida em equilíbrio.
O ideal é manter a prática de exercícios de cinco vezes por semana, porém , com baixa intensidade e de curta duração.
Assim tem-se conseguido relevantes resultados.
Cuidados
Durante as sessões de treinamento os diabéticos podem apresentar crises de hipoglicemias, podendo ficar torporosos, quando então deverão receber alguma forma de açúcar.
Caso o torpor seja por hiperglicemia, não haverá prejuizo, mas se for por hipoglicemia, o açúcar poderá salvar uma vida, pois o coma hipoglicêmico pode evoluir rapidamente para a morte.
Com a atividade física habitual os diabéticos tendem a precisar de menores doses de medicamentos.
Nota: Necessário atentar para alguns efeitos cardiovasculares.
Nesses indivíduos existe um grande aumento da Frequência Cardíaca pois eles apresentam resistência vascular muito contráida e pouco vascularizada.

Nenhum comentário:

Qual seu objetivo com a prática da musculação?