quarta-feira, 15 de julho de 2009

Mitos e verdades sobre atividade física

Dúvidas, Mistério, Mitos e Verdades Sobre atividade física, coisas que sempre trazem questionamentos porém nem sempre tem a resposta mais direta.

Exercício para emagrecer tem que ser aeróbio?
Os principais órgãos internacionais de saúde e atividade física orientam que o exercício aeróbio (caminhar, correr, nadar, pedalar, etc...) deve ser a principal atividade para as pessoas que desejam emagrecer.

http://www.senado.gov.br/sf/senado/portaldoservidor/jornal/Jornal99/Imagens/exercicio_fisico.jpg

Saiba que caminhar pode ser um exercício anaeróbio (alta intensidade, não permitindo que a pessoa o execute por muito tempo) para pessoas com condicionamento físico precário.

Assim, o aeróbio ou anaeróbio está ligado ao nível de condicionamento da pessoa.

http://1.bp.blogspot.com/_HKHj851f2Kw/R0_NLRNGK_I/AAAAAAAAAZU/QEVKPvGu5Ds/s400/WeightLoss.gif

O que é importante para quem quer perder peso é ter um gasto calórico maior do que a ingestão. Neste sentido, qualquer atividade física poderá ajudar no processo de emagrecimento se você balancear dieta e exercício.

O exercício aeróbio tem algumas vantagens, especialmente porque utiliza o oxigênio da respiração para a produção de energia e a gordura para servir como combustível energético.

Musculação emagrece?

http://extremebjj.com/esportes/wp-content/uploads/2009/02/musculacao.gif

Um possível ganho de massa muscular pode até aumentar o peso corporal, fazendo com que você tenha dúvidas se engordou (em gordura) ou não.

Este aumento de peso não significa que você engordou, pois pode não ter ocorrido o aumento de gordura e sim o aumento de massa muscular.

Apesar de a queima calórica obtida por um treino convencional com pesos normalmente não ser significativa, ela vai se somar ao gasto diário. Com o passar do tempo esse efeito acumulativo poderá ajudar no emagrecimento.

Além disso, esse aumento muscular pode incrementar o metabolismo de repouso do praticante e conseqüentemente, ajudar na queima total diária. Esse aumento, pelo menos a curto e médio prazo, colabora pouco para aqueles que querem emagrecer. Mas a musculação em longo prazo muda o seu metabolismo e faz com que você queime calorias até em repouso. Concluindo você que quer emagrecer deve fazer tanto os aeróbios, quanto a musculação, pois com certeza você não quer emagrecer e ficar fraca e flácida e, para isso, a musculação é essencial.

Quando você inicia os seus treinos, deve levar em conta o peso corporal na balança, para verificar se está tendo bons resultados?

http://imagem.vilamulher.terra.com.br/interacao/thumb/68/musculacao-e-o-medo-de-ganhar-peso-68-118-thumb-570.jpg

É comum que o seu peso corporal não se altere muito nos primeiros meses de treinamento. As reduções geralmente ocorrem em períodos mais longos (em média acima de 3 meses). No entanto, apesar da possível manutenção do peso no início do programa, podem ocorrer significativas modificações na composição corporal, com grande redução de gordura e aumento da massa muscular. Muitas pessoas se sentem desencorajadas no início do treinamento, já que a balança não reflete estas modificações que estão ocorrendo. Para medir estas mudanças, você deve fazer testes de dobras cutâneas e verificar a composição corporal. Insista na dieta e nos exercícios.

http://www.freeefast.com/UserFiles/Image/avaliacao_fisica/dcsnova.jpg

Pessoas aparentemente magras podem ter uma alta porcentagem de gordura corporal?
O fato de alguém ter baixo peso não significa, necessariamente, uma composição corporal adequada. Você pode perder também massa magra (muscular) e continuar com bastante tecido adiposo. Por isso o ideal é fazer dieta, exercícios aeróbios, musculação e alongamentos. Você irá emagrecer e ficar bonita e saudável.

Músculos podem se transformar em gordura e vice-versa?
Você já deve ter escutado coisas do tipo "transforme gordura em músculos", então saiba que isto é impossível.

Pode ser aceito apenas como força de expressão. Quem consegue uma hipertrofia muscular e ao mesmo tempo perde gordura, teve estes resultados através de processos independentes.

http://www.vidaconsultoria.com.br/img/qv_musculacao.jpg

O tecido adiposo não tem a capacidade de se transformar em músculos. Você irá perder gordura e aumentar a massa muscular que já existe, aumentando o seu volume, não criando outros músculos.

A musculação deixa a mulher masculinizada?

A mulher pode e deve fazer musculação.

http://blogs.odiariomaringa.com.br/edsonlima/wp-content/uploads/2009/06/fisio.jpg

É verdade que algumas pessoas têm mais facilidade para "ganhar músculos" ou para aumentar a massa muscular, devido à composição corporal e genética. Mas você pode fazer a musculação, de acordo com os seus objetivos, como, por exemplo, enrijecer a musculatura e eliminar a flacidez.

Agora se você quiser definir a musculatura ou hipertrofiá-la (aumentá-la), terá que ter muita disciplina, fazer uma dieta balanceada e treinar para valer (com a orientação de um instrutor). Isto pode não ser rápido, nem fácil. Você terá que ter muita persistência.

A aparência masculina de algumas mulheres que fazem musculação, incluindo mudanças na voz, pelos e cabelos, geralmente é causada pelo uso indevido de anabolizantes, com potenciais prejuízos a saúde.

O uso de roupas ou materiais para forçar o suor aumentam a queima de gordura?
Não. O que acontece é uma grande perda de líquido, o que não significa perder gordura.

http://felipeta.files.wordpress.com/2009/02/madona3.jpg

Tome cuidado para não se desidratar! Tome líquido antes, durante e depois dos exercícios e use roupas apropriadas para a atividade física que você irá fazer. Se a transpiração excessiva queimasse gordura, as saunas resolveriam o problema de quem quer emagrecer, você não acha?

Os exercícios localizados eliminam a gordura localizada em algumas regiões do corpo?

http://2.bp.blogspot.com/_URuL8ZJqd9Q/SLRzwkyhg7I/AAAAAAAAATo/axxZ8p6Ro7g/s200/glut_01.jpg
Os exercícios localizados ajudam desde que associados à dieta alimentar e aos exercícios aeróbios. Os exercícios localizados combatem a flacidez muscular local, aumentam a resistência muscular e ajudam na hipertrofia da musculatura (dependendo do tipo de treino), mas sozinhos não eliminam a gordura localizada. Por exemplo: os exercícios abdominais não são suficientes para queimar a gordura localizada nesta região. É necessário fazer também exercícios aeróbios e dieta regularmente.

Correr ou caminhar a mesma distância faz você queimar a mesma quantidade de calorias?
Não. Você poderá queimar mais calorias correndo menos tempo, mas numa intensidade maior do que caminhando a mesma distância em mais tempo.

http://mondayacademia.files.wordpress.com/2008/10/02_como-correr.jpg

Não se preocupe tanto com o gasto calórico dos exercícios. O importante é fazer exercícios (aeróbios, com peso e alongamentos) e dieta regularmente. Peça sempre a ajuda de um professor para montar um programa adequado de exercícios, com a intensidade e tempo de execução de acordo com o seu condicionamento físico e objetivos.

Dá para saber quantas calorias uma pessoa gasta em determinada atividade?
Não. O gasto calórico varia de pessoa para pessoa, da intensidade e tempo do exercício, da idade, sexo, possíveis problemas hormonais, diabetes, peso corporal, etc.

Não se pode dizer que para caminhar x tempo gastam-se x calorias, pois isto seria afirmar que sempre você irá ter este mesmo gasto, quando na verdade este gasto calórico pode mudar devido ao tipo de piso, velocidade, inclinação ou subidas, qualidade de movimentos, condições climáticas e outros. Estes valores que são passados em tabelas, são valores médios aproximados, mas não precisos.

http://www.abril.com.br/imagem/fortuna-academia-12g.jpg

Insista nos exercícios e na dieta regularmente que você terá bons resultados.



Fonte: Vila Mulher

2 comentários:

Vitor Mello disse...

Excelente Tópico Adorei
se quiser me add no msn e quiser me passar umas dicas
josevitormello@hotmail.com

Meire disse...

OI.... boa noite.. estou com uma duvida... eu pratico musculação e aerobico... MINHA intenção é diminuir o percentual de gordura e manter a massa magra... ACONTECE QUE MORROOOO DE MEDO DE FAZER MUITO AEROBICO E FICAR FLACIDA! PQ EU TINHA UMA LEVE TENDENCIA ANTES DE FAZER MUSCULAÇÃO, A SER FLACIDA! PQ FAZIA MUITO REGIME ERRADO! ENTÃO EU QUERIA SABER SE... FAZER MUSCULAÇÃO EM UM DIA E NO OUTRO O AEROBICO, EU CORRO O RISCO DE PERDER GLUTEO E FICAR FLACIDA? QUANTO TEMPO DE AEROBICO POSSO FAZER PARA QUE ISSO NÃO ACONTEÇA ? { EU TENHO UM POKINHO DE CELULITE NO GLUTEO POR ISSO PRECISO FAZER OS 2} MAS NÃO QUERIA PERDER MASSA! EU INGIRO PROTEINA O SUFICENTE PARA EVITAR O CATABOLISMO.. AGORA PRECISO SABER SOBRE O AEROBICO .

Qual seu objetivo com a prática da musculação?