quinta-feira, 8 de maio de 2008

LESÕES por OVERTRAINNING

OVERTRAINNING
A imagem “http://www.portaldafisioterapia.com.br/site/images/topics/desportiva.gif” contém erros e não pode ser exibida.

É fácil perceber nas academias pessoas cometendo excessos diários nos aparelhos de musculação e até mesmo nos exercícios aeróbicos. Muitas vezes, mesmo sob orientação de um professor de educação física, o aluno acha que pode mais, se sente seguro e aumento o peso das anilhas ou resolve aumentar a carga com caneleiras envolvendo abdômen, pernas ou braços.
Foto: Agência
O overtraining é um estágio atingido após uma seqüência de exercícios realizados de forma ininterrupta ou overtraining. O organismo precisa de repouso para recuperar-se após uma sessão de treinamento intenso, mas, como ele é altamente adaptativo, quando se exagera apenas algumas vezes e não se preocupa com o devido descanso, ele ainda consegue compensar este exagero durante um certo período.
Este processo vai minando o organismo gradativa e silenciosamente até que comece a manifestar alguns sintomas, como: freqüência cardíaca mais elevada que o normal (em repouso e em atividade), maior dificuldade de recuperação após o exercício, dificuldade de ter um sono reparador ou dificuldade para dormir, alterações de apetite, podendo apresentar lesões osteomioarticulares recorrentes (principalmente nos segmentos exigidos). Geralmente, o overtraining só é percebido após estar instalado, sendo necessário um descanso imediato e o tratamento dos sintomas apresentados.
Os fatores que podem desenvolver o overtraining estão associados à deficiências e atitudes não adequadas que possam atrapalhar o processo de recuperação. Excesso de exercícios, a alimentação incorreta e a falta de sono são fatores importantes que podem levar a este estágio.
Ficar horas na academia se exercitando, não se alimentar adequadamente antes,durante e após a atividade física, não respeitar o período de descanso podem ajudar muito se instalar o quadro de overtraining.
A imagem “http://imagem.vilamulher.com.br/temp/musculacao-esporte-210108.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
De acordo com o especialista, algumas alterações físicas podem alertar para os excesso. 'Algumas alterações como freqüência cardíaca (tanto em repouso quanto durante as atividades físicas), irritabilidade, alterações de apetite, alterações de sono, sentir o corpo sempre cansado e diminuição do ânimo para a atividade física, pode ser percebida nesse período'.





Evitando a fadiga

A fisiologia do organismo do ser humano deve ser respeitada o tempo todo. O corpo necessita de estímulos mais intensos para poder se adaptar e se desenvolver, assim como deve ter o tempo adequado para o descanso, para que ele possa assimilar uma nova sessão de treinamento intenso. De uma forma bem simplista, quando um indivíduo faz um treinamento intenso num dia, deve se preocupar muito para que sua programação de treinamentos apresente um dia seguinte de recuperação. Afinal, nosso organismo se desenvolve muito mais no período de recuperação do que durante o tempo de esforço.

A atividade física não deve provocar dor.'Não deve doer, não existe isso de não está doendo, não funciona. Em qualquer fisioterapia ou atividade física, a dor tem que ser suportável'. Um erro comum é imobilizar o punho ou o tornozelo e continuar praticando atividades físicas e cotidianas. 'Quando você imobiliza, não pode mexer com a articulação afetada, senão piora a lesão.

A imagem “http://www.21deabril.blogger.com.br/200175096-001.jpg” contém erros e não pode ser exibida. Depois que ocorre o problema, o tratamento não tem um padrão definido, não é uma receita de bolo. 'Se for uma dor muscular, o indicado é fazer relaxamento muscular, ao mesmo tempo que é bom fortalecer o músculo e mudar a postura'.
'Se você perceber que está apresentando alterações significativas durante suas sessões de treino, o primeiro passo é procurar um médico especialista da área, para que ele possa fazer um diagnóstico correto e possa orientar como proceder para ajudar no tratamento', afirma ele. Geralmente o tratamento envolve uma equipe multidisciplinar para cuidar dos sintomas e poder proporcionar uma plena recuperação fisiológica para o indivíduo.

45 DICAS PARA RESULTADOS COM UM TREINO SÉRIO



O desenvolvimento de massa muscular de seu corpo não apenas torna seu visual mais atraente como também aumenta a velocidade com que você queima gordura. Além disso, quanto mais músculos você tiver, mais energia seu corpo irá precisar e, assim, mais alimentos você pode consumir sem engordar.

Área de musculação ea aberta diariamente das 07:30
da manhã, às 22:30 da noite, sem fechar ao meio dia.
Sabados, normalmente das 10:00 às 15:00 da tarde

45 Dicas para quem está treinando sério e quer resultados:A imagem “http://www.magnoacademia.com.br/uploaded_files/files/musculacao6.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

01 - Quando não conseguir aumentar os pesos ou manter a qualidade do movimento, faça modificações em seus treinos.

02 - Realize várias refeições durante o dia. Pequenas, mas freqüentes o ajudarão a ganhar massa muscular e perder gordura.
A imagem “http://i70.photobucket.com/albums/i115/footballboners/Cristiano%20Ronaldo/ronhq.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
03 - Procure ingerir 1.3g a 1.7g de proteína para cada Kg de seu peso. Indivíduos engajados em treinos de alta intensidade precisam mais proteína, especialmente quando buscam hipertrofia.


04 - Use Suplementos, mas de forma coerente. Tente um de cada vez. Quando este não der mais resultados passe para outro. Só assim, saberá se foi produtivo ou não para o seu objetivo.

A imagem “http://www.nutricenteronline.com/img/musculacao6.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
05 - Não cometa o OVERTRAINNING . Qualquer fisiculturista lhe dirá que este é o maior dos pecados. Se você ainda sente o cansaço do treino anterior, descanse mais um dia.

06 - Seja qual for o seu objetivo, procure viver uma vida normal e saudável. Nada em exagero ou extremo será produtivo.

07 - Execute os movimentos básicos para obter resultados sólidos.


08 - Concentre-se em seus treinos. Durante os movimentos estabeleça uma conexão mente/ corpo.

09 - Seja social antes e após os treinos, mas quando o mesmo começar, esqueça do resto e concentre-se no que está fazendo.

10 - Procure incorporar outras atividades ao seu treinamento. Ciclismo, natação, Cooper etc... todos são benéficos física e mentalmente para você.

11 - Seja coerente com os métodos de treinamento. Se for muito confuso ou metodológico, tome cuidado.

12 - Use movimentos corretos, não se preocupe com a quantidade de peso utilizada. Muitas vezes cargas elevadas não significam eficiência.

13 - Não se deixe influenciar por outras pessoas, você é único e precisa respeitar isto, se quiser chegar a algum lugar.

14 - Procure ler e obter conhecimento sobre vários assuntos. Treinos dietas, métodos, drogas etc.... Mesmo que o artigo não lhe diga res- peito, não quer dizer que você deve ignorá-lo.

15 - Comer em demasia não aumentará sua massa muscular. Estudos vem demonstrando que isto é possível realizando uma alimentação equilibrada e coerente.

16 - A sensação de pump não significa um bom treino. Você pode ter esta mesma impressão realizando altas repetições com pesos leves. Para hipertrofia muscular, utilize cargas mais pesadas e baixas repetiÇões.

17 - Não pense que para crescer você deve treinar um grupo muscular duas ou três vezes na semana. Você pode ter ganhos significativos treinando apenas uma vez cada grupo por semana.

18 - Procure controlar o seu stress. Geralmente é muito fácil perder o controle da situação, mas lembre-se que isto afeta toda a química de seu corpo e interfere indiretamente em sua massa muscular, bem como na sua saúde.

19 - Vitaminas são muito importantes, mas alimentos saudáveis, com pouca gordura e insaturadas, são essenciais. O corpo precisa de vários nutrientes em equilíbrio para crescer e esta varia de pessoa para pessoa.
A imagem “http://cache01.stormap.sapo.pt/fotostore02/fotos//f5/3e/07/1889799_Y4Ra3.jpeg” contém erros e não pode ser exibida.
20 - De vez em quando, compre roupas novas para treinar. Pode parecer tolice, mas você ficará mais ativo e vaidoso.

21 - Fique longe das drogas. Embora alguns considerem a maconha inofensiva, ela baixa os níveis de Testosterona.

22 - Bebidas alcoólicas, só com moderação. Embora possuam pou- quíssimas calorias, elas baixam, consideravelmente, os níveis de Testosterona.
A imagem “http://rodrigoedipo.files.wordpress.com/2007/06/pessoa_forte.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
23 - Não banque o engraçado com a namorada de algum Fisiculturista. Especialmente se ele estiver por perto. Você não conseguirá ficar grande se estiver no hospital.
A imagem “http://www.jorgeleiva.com.br/drogas_sintomas/esteroides.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
24 - Sobre esteróides? Eles realmente aumentam rapidamente a massa muscular, mas possuem efeitos colaterais e podem ser de origem duvidosa ( falsificados ) . Mantenha-se longe dessa turma.


25 - Durma. A necessidade varia de acordo com o indivíduo, mas tenha certeza de que está sendo o suficiente para se recuperar. Se o sono vier durante o dia, definitivamente você está dormindo pouco durante a noite.

26 - Não realize aeróbicos em excesso, ou sua massa muscular será afe- treinos. Contudo, se isto ocorrer, os outros grupamentos nunca irão responder. Dê prioridade aos grupamentos fracos.

30 - Não use somente máquinas ( aparelhos ), pois eles tendem a atenuar o trabalho ou acostumam o músculo a apenas em determinado ângulo e você fica limitado a este tipo de movimento. Tente alternar sempre pesos livres e aparelhos.

31 - Não siga treinamentos e dietas de Fisiculturistas mais avançados. Eles já possuem a experiência e o tempo de treino que você não possui, ainda.
A imagem “http://www.franciscogonzalez.com.br/musculacao_arquivos/musculacao_31.gif” contém erros e não pode ser exibida.
32 - Realize movimentos completos. Alguns exercícios lhe darão noção do que isto significa, tais como: remada unilateral, tríceps por trás da cabeca etc...


33 - Realize aquecimentos e alongamentos antes de cada treinamento. A maioria das pessoas não dá a importância devida a isto. O problema é que com a falta de aquecimento,os músculos e tendões ficam muito mais vulneráveis a lesões e fraturas.
A imagem “http://www1.istockphoto.com/file_thumbview_approve/3743305/2/istockphoto_3743305_working_out.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
34 - Fique alguns minutos na bicicleta ergométrica para aquecer os seus músculos e depois passe para alguns alongamentos para que os ligamentos e tendões estejam preparados para o treinamento.
A imagem “http://www.dicadodia.com.br/Hoje/Noticias/0030.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
35 - Descanse pelo menos 45 segundos entre uma série e outra, a não ser que você esteja tentando melhorar sua capacidade cardiovascular através do treino de musculação. Talvez, neste caso seja mais apropriado a bicicleta ergométrica ou a esteira.

36 - Concentre-se na fase negativa do movimento. É nesta fase que você estará realmente trabalhando sua musculatura. Se você não conseguir sus tentar o peso nesta fase do movimento, a carga que você está usando com certeza, está pesada demais.
A imagem “http://www.vendetudo.com.br/anunciosgratis/images/76938_47865aab558f7.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
37 - Exploda na fase positiva do movimento de cada repetição. Isto irá recrutar o máximo de fibras musculares, o que acarretará em hipertrofia.

38 - Bronzeamento artificial pode ser prejudicial para sua pele, principal mente se isto for uma rotina para você. Após de algumas sessões acumuladas, sua pele estará sujeita a rugas antes da hora, queimaduras, irritações e câncer de pele. Se você o contrair e, consequentemente vier a morrer, não conseguirá ficar grande.

39 - Não tente mudar sua rotina de uma só vez. Tente incorporar as suas mudanças aos poucos. Sua dieta, treinamento, descanso e tudo mais deve ser bem estruturado para que você solidifique um novo estilo de vida. A pressa não levará a nada, somente à frustração.
A imagem “http://prologo.uol.com.br/imagens/materia/DoresMusculares.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
40 - Não se esqueça dos três movimentos básicos de qualquer treinamento: agachamento, supino e levantamento terra. Obviamente, o leg- press poderá substituir o agachamento e o supino com halteres poderá vir no lugar do supino tradicional. O mais importante é que você entenda os fundamentos do treino com estes exercícios básicos para depois se preo- cupar com movimentos isolados.
A imagem “http://cache02.stormap.sapo.pt/fotostore01/fotos//2b/62/81/36150_000c7zw0.gif” contém erros e não pode ser exibida.
41 - Não se baseie somente nos espelhos, principalmente aqueles que de certa forma modificam sua imagem real. Alguns aumentam seu volume outros o fazem parecer mais definido. Seja realista e controle seu progresso com um diário de treino ou tire fotos antes/depois para ter certeza de seu progresso.

42 - Nunca deixe seu treinamento interferir em outros aspectos de sua vida. Ficar alguns dias sem treinar não irá prejudicá-lo, muito pelo con trário, poderá beneficiar sua recuperação e reduzir o stress dos treina- mentos severos.
A imagem “http://www.feevale.br/files/imagens/jpg/13881.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
43 - Use o adipômetro para medir o seu progresso. A fita métrica não conseguirá diferenciar a quantidade de gordura e músculo que está em seu corpo.
A imagem “http://www.bocadinho.com.br/images/refeicoes-caseiras-.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
44 - Não troque suas refeições por suplementos. A alimentação é a ba- se de qualquer programa, seja para ganhar músculos ou perder gordura. Os suplementos também são importantíssimos e diferenciadores nos resultados finais, mas como o nome já diz: são Complementos de suas refeições, específicos para atletas. A diferença entre a performance dos atletas profissionais internacionais e a dos atletas comuns são muitas vezes devida ao simples uso de suplementos.

Ação,Braço Humano,Beautiful,Beleza,Musculação,Casual,Europeu,Couple,Fazendo Exercícios,Face Humana,Família Humana,Musculoso,Beleza Masculina,Saúde,Pessoas,Estilos de Vida,Tocando,Portrait,Retrato,Sorrindo,Esportes e Aptidão Física,Athleticism,Roupa de Esportes,Força,Tronco,Bem-estar,Adulto Jovem,Casado,Health Club,Academia de Ginástica


45 - Seja realista, paciente e dedicado. Estas são as principais ferramentas para atingir qualquer meta.



Um comentário:

Lucas disse...

Parabéns pelo artigo!

É muito bom saber que temos mais pessoas, a cada dia, dedicadas a desenvolver temas sobre nutrição, boa forma e saúde na internet.

Certamente, informações muito úteis.


Gostaríamos de fazer um convite para visitar nosso sítio, quando tiver um tempo:
http://companhiadanutricao.com.br (opção PORTAL)

Felicidades para você e seus leitores!

Equipe Companhia da Nutrição
Valorizando os profissionais de saúde

Qual seu objetivo com a prática da musculação?