terça-feira, 15 de julho de 2008

Atletas de final de semana



Atletas de final de semana

Muitas pessoas que alegam não ter tempo de fazer exercícios durante a semana deixam os finais de semana para praticá-los.
Mas, nós sabemos que para melhorar o condicionamento físico de forma segura e eficiente é importante fazer exercícios regularmente.

A imagem “http://www.basket-al.com.br/rua1.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Se você quiser fazer caminhadas, alongamentos e atividades leves nos finais de semana, para sentir bem-estar, tudo bem.
Agora, fazer exercícios de alta intensidade e sobrecarga apenas duas vezes por semana, pode representar futuras lesões, além de não melhorar em nada o seu condicionamento físico.

imagem por uma boa causa
Correm riscos de lesão tanto os esportistas de fim de semana como os atletas com excesso de treinamento.
Entre estes, estão as pessoas consideradas ativas fisicamente, que adquirem os benefícios da atividade física com menor probabilidade de lesão.

Assim, a prática esporádica de esportes pode ser tão prejudicial à saúde quanto a vida sedentária.
Por isso, aí vai um alerta para os atletas de fim de semana: fazer exercícios físicos extenuantes apenas de vez em quando é errado.

Na medida certa, a atividade física reduz o risco de morte por doenças cardíacas, hipertensão e diabetes. Ajuda no controle de peso e promove o bem-estar. Em contrapartida, o excesso de atividade física pode provocar problemas hormonais e lesões.

Entre as lesões estão:

  • Luxação: é a separação ou deslocamento das partes ósseas numa superfície articular ou perda completa da superfície de contato entre os ossos de uma articulação. O ombro é o campeão das luxações.
    Foto: Reprodução A imagem “http://i56.photobucket.com/albums/g161/LeninhaMatias/Diversos/ort_luxacaomedial_g.gif” contém erros e não pode ser exibida. LUXAÇÃO MEDIAL E LATERAL DA PATELA
  • Tendinite: resposta inflamatória a um micro-trauma de um tendão. Esse mal é mais comum em atletas que fazem esforço físico repetitivo, como os tenistas, que apresentam inflamação do tendão do antebraço. Mas, os atletas esporádicos também apresentam tendinites.




    - Tendinite do Aquiles - Fascite plantar
    - Esporão de calcâneo
    - Tendinite patelar



    - Epicondilite
    (cotovelo de tenista e golfista)
    - Bursite Trocantérica do quadril - Tendinite do ombro
    - Tendinite calcificada do ombro
    A imagem “http://www.clinicareabilitar.com.br/tendinite_arquivos/2_9.JPG” contém erros e não pode ser exibida.

  • Contusão: é uma escoriação, geralmente decorre de pancadas e batidas. Quanto menos resistentes forem os músculos, maior é a contusão.
    Arte UOL

    Lesão no joelho direito tira Edmílson da Copa do Mundo da Alemanha

  • Entorse: lesão articular que ocorre quando o movimento numa articulação excede a amplitude normal do movimento, ocorrendo um deslocamento súbito da articulação. O mais comum é a entorse no tornozelo e no joelho.
  • Distensão muscular: nome comum para uma ruptura de fibras musculares ou do tecido fibroso do músculo, geralmente causado por um esforço muito grande ou por estresse muscular. Também chamado de estiramento muscular.
  • Ruptura de tendão ou ligamento: o joelho é o campeão deste tipo de lesão. Músculos fortes protegem mais os ossos, ligamentos e tendões.
  • Fratura: os ossos de pessoas sadias se tornam mais densos e fortes quando submetidos à pressão constante, por isso, pessoas ativas que fazem exercícios com regularidade, têm menos probabilidade de fraturas.
  • Tanto os atletas de fim de semana, quanto os atletas profissionais, podem apresentar fraturas por estresse.

A dose ideal de atividade física é individual e delimitada pelo prazer e pela dor.
Devem ser levados em conta a idade, motivação, aptidão e o biotipo.
Sempre com base em uma avaliação física detalhada.


2 comentários:

Vânia Almeida disse...

Boa materia!
parabéns.
Abçso
Vânia http://cuidandodocorpo.blogspot.com

Unknown disse...

Meus parabéns, encontrei este material por acaso, não sou profissional mas sou praticante de atividades, e ele foi bastante útil, muito obrigado e sucesso para você!

Qual seu objetivo com a prática da musculação?